LOGO

ESTUDOS

DEVOCIONAL

Verdade dos lábios ou do coração?

Por Administrador | 17/07/2017

“Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores”.  (Atos 16.16).

 

O versículo que destacamos acima, faz parte de uma história bíblica no mínimo curiosa. Enquanto Paulo pregava o evangelho na cidade de Filipos, uma moça inspirada por um espírito adivinhador começou a “ajudá-lo” na pregação do evangelho fazendo a seguinte afirmação: “esses homens são servos do Deus altíssimo, e vos anunciam o caminho da salvação”. Pergunta - Tem alguma coisa errada nesta frase? – “Esses homens Paulo, Silas, Lucas são servos do Deus altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação...”. Há alguma heresia? Há alguma inverdade? Não! Tudo está correto. Absolutamente certo. Mas por que então Paulo foi tão intolerante e intransigente na sua atitude em relação àquela moça? Porque, rechaçou veementemente a ingerência, a intromissão daquela jovem na pregação do evangelho. A resposta a esta pergunta, está na fonte da sua inspiração. Todo estudante da palavra de Deus sabe que existem três fontes de inspiração. Inspiração divina, humana e demoníaca.  Naquele momento aquela jovem falava a verdade, mas a vida ainda estava debaixo das garras do pecado, e de satanás. Falava a verdade, mas aquela verdade não procedia de um coração puro e dedicado a Deus.

Pois bem, baseados nesta passagem, queremos lembrar a todos aqueles que dizem servir a Deus que, ser cristão não é ficar papagaiando verdades bíblicas que decoramos. Ser cristão é viver uma vida coerente com as verdades que o Senhor Deus nos ensina. Porque o verdadeiro cristianismo não se mede, pelas verdades que proferimos, mas pelas verdades que vivemos, não pelas verdades dos lábios, mas pelas verdades de um coração puro. Não pelas verdades dos discursos, mas pelas verdades praticadas no dia a dia. Jesus, no seu ministério terreno, foi duro com os religiosos de sua época, que debaixo de uma grande hipocrisia, aborreciam a Deus, com suas atitudes. Ele disse: “Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”. (Mateus 15.8).  Sem sombras de dúvidas, a maior tristeza diante do cristianismo de hoje, é a existência de um bocado de gente como essa mocinha. Gente que está com a verdade nos lábios, mas o testemunho de vida, não condiz com os ensinamentos do mestre. Se você puder leia todo o capítulo de Atos dezesseis, e verás que aquela moça era usada por um espírito de adivinhação, com objetivos exclusivamente comerciais. Tanto é verdade, que quando Paulo expulsou aquele espírito de adivinhação, as pessoas que usavam aquela moça, empreenderam uma grande perseguição em cima de Paulo, Silas e Lucas.

Caros leitores, que Deus tenha misericórdia da Igreja cristã, onde as palavras falam mais alto do que os atos. Que Deus tenha misericórdia da Igreja cristã onde a fé não é autenticada pelas obras. Que Deus tenha misericórdia do patrão que se diz cristão, e até faz culto na sua empresa, mas não dá testemunho de Cristo aos seus empregados; que Deus tenha misericórdia do empregado que diz para o patrão ser cristão, mas é relapso e preguiçoso dentro da empresa. Que Deus tenha misericórdia do jovem que canta louvores na igreja, mas que suja o nome de Cristo em seu namoro. Que Deus tenha misericórdia desse cristianismo praticado por muita gente, que não passa de palavras, e nada mais que palavras. Que Deus tenha misericórdia de mim, que estou escrevendo esta meditação, e que de igual forma, preciso viver o que prego. Se em Provérbios 26.23, Salomão diz que: “Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas encobrem um coração mau”. O mesmo Salomão também diz em Provérbios 22.11: “O que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por seu amigo o rei”. Vamos pensar nisto.

Deus vos abençoe.

Pr. Isaac Vicente Ribeiro

Últimas Fotos


ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - 28/11/21 - PARTE 2

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

ALMOÇO CONFRATERNIZAÇÃO SEDE - PARTE 3

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 8 - DEZ/2019

Veja Mais
ÚLTIMAS FOTOS

BATISMO NAS ÁGUAS - PARTE 4 - DEZ/2019

Veja Mais